DICAS PARA O AJUDAR A EXPLICAR O REIKI A OUTRAS PESSOAS

DICAS PARA O AJUDAR A EXPLICAR O REIKI A OUTRAS PESSOAS

Um dos desafios mais complicados que um praticante de Reiki pode ter é assumir perante os outros que é reikiano. Para tal impõe-se logo de imediato que sejamos capazes de responder às questões que nos colocam, feitas por pessoas que na maior parte das vezes nunca ouviram falar acerca do Reiki.

Se explicarmos o Reiki de forma desadequada, pode induzir as pessoas em erro levando-as a pensar que o Reiki é uma religião ou uma outra coisa qualquer, muito diferente do que realmente é, iremos dar hipótese para que se formulem juízos de valor errados, afastando as pessoas desta maravilhosa ferramenta que os iria ajudar a viver uma vida mais feliz e mais saudável.

Como explicar o reiki a outros.
Por isso aprender a explicar o que é o Reiki e a forma como funciona é muito importante. Tal como existem pessoas com personalidades diferentes, também existem varias formas de explicar o Reiki. Por isso é necessário que para cada uma delas se faça uma explicação diferente.

Algumas pessoas estão prontas para aprender mais do que outras, e a explicação deve-se adequar consoante as necessidades da pessoa em concreto. Muitas pessoas vão querer saber mais, se você apenas lhes der uma pequena quantidade de informação. Por outro lado se você sobrecarregá-los com demasiada informação de uma só vez, podem perder o interesse ou não entenderem nada. Pense como se estivesse a explicar algo muito novo a uma criança que nunca tivesse ouvido falar antes acerca do assunto. Para essas pessoas será sempre melhor dar um pequeno pedaço de informação e deixá-las liderar o caminho com as suas perguntas.

Pode ser uma ajuda para si recordar-se do tempo em que ouviu falar pela primeira vez de Reiki. Que tipo de coisas que você queria saber? Quais as informações que você achou confusas? Quais as informações que você achou úteis?

Outra boa forma de explicar o Reiki é dizer que é um método de cura por intermédio de energia que é feita colocando as mãos numa série de posições, podendo envolver o contacto com as mãos do terapeuta ou não. Se a pessoa aí quiser saber mais, explique que o Reiki promove a cura, através da ativação da cura emocional e relaxamento e ajudando o corpo a equilibrar-se a partir de um nível muito profundo. Finalize a explicação oferecendo uma sessão de Reiki, se a pessoa previamente tiver demonstrado interesse. Uma sessão de Reiki valerá certamente mais do que mil palavras.

Uma coisa que pode assustar as pessoas é o uso de terminologia espiritual. Esse tipo de terminologia pode levar a pensar que o Reiki é uma prática religiosa ou que vai contra certas religiões. Muitas pessoas sentem-se pouco à vontade quando se fala nas palavras “espiritual” ou “espírito”. Use o bom senso para decidir se a pessoa é capaz de entender que a cura ocorre a todos os níveis, incluindo ao nível da alma.

Algumas pessoas vão querer que você explique como funciona o Reiki, o que na verdade é a pergunta mais difícil que lhe podem formular, pois ninguém realmente sabe ao certo a resposta. Mas você pode dizer-lhes que o Reiki permite ao terapeuta canalizar energia, disponível no universo para o corpo do paciente através das mãos do terapeuta e que esta irá equilibrar e promover a cura. Você também pode falar acerca do facto que foi cientificamente comprovado que o reiki reduz os níveis de dor, acelera a cicatrização e relaxa a mente e o corpo, e que já é usado em hospitais como método terapêutico complementar. Certifique-se de que a pessoa compreende que o Reiki só pode fazer o bem e nunca pode causar danos, e que não é uma cura milagrosa para qualquer doença, mas sim pelo menos uma ajuda preciosa para equilibrar o ser no seu todo e assim potenciar a cura.

Deixe que seja a capacidade de compreensão da pessoa com quem está a falar a guiá-lo acerca da forma e no que irá dizer. Quando uma pessoa quer saber mais e fica entusiasmada, você irá sentir. Da mesma forma, você vai perceber quando uma pessoa não é capaz de absorver muita informação. Lembre-se que o seu papel não será forçar alguém a gostar ou a querer praticar reiki, pois irá transmitir uma ideia que está a agir por interesse ou com algum proveito próprio. Tente demonstrar que o seu único interesse é divulgar o reiki para ajudar os outros a ter uma vida melhor com mais saúde e felicidade. Após uma boa explicação acerca do reiki, a pessoa que a recebeu irá naturalmente querer saber mais informações sobre Reiki, e irá procura-lo a si ou outra pessoa que os inicie e ajude. Como reikianos, devemos agir com cautela adequando o ritmo de aprendizagem para que seja confortável para cada pessoa especificamente.

É muito importante transmitir a ideia que o Reiki é um caminho a percorrer com varias fases de evolução, sendo certamente necessário muito mais do que uma conversa de alguns minutos para conseguir entender o que é o Reiki na sua totalidade. É importante do mesmo modo explicar que para ser reikiano terá que receber a sintonização e dominar algumas técnicas e símbolos. Demonstre-se disponível para o fazer ou encaminhar a pessoa nessa caminhada.

Obrigado por ler este artigo e esperamos que o ajude, a melhorar a sua pratica, a manter sua fé e a sua crença no Reiki. Namastê VidaLusa T.L.

Fonte: https://vidalusa.eu/

Deixe um comentário

Fechar Menu