Existem sete chakras principais que são usados no reiki. Estes chakras residem nos nossos corpos espirituais, que são espelhados pelo nosso corpo físico. Os chakras são capazes de dar e receber energia.
Acredita-se que para estar em óptima saúde física mental emocional e espiritual os chakras têm que estar alinhados e purificados para que possam transferir energia.
- Chakra da coroa
Cor associada: violeta e branco
Partes do corpo associadas: glândula pineal cérebro superior e olho direito
O Chakra da coroa tem um significado espiritual direto. Quando está completamente desenvolvido proporciona o entendimento de si próprio, acerca da existência universal bem como a verdadeira paz interior. Permite-nos chegar a níveis superiores de espiritualidade desenvolver a nossa intuição. Para além dos sintomas físicos do corpo relacionam-se diretamente os bloqueios do chakra da coroa com sentimentos de solidão medo da morte e com comparações desfavoráveis com outros.
- Chakra do terceiro olho
Cor associada: índigo
Partes do corpo associadas: glândula pituitária, baixo cérebro, olho esquerdo, ouvidos, nariz e sistema nervoso central
Este chakra está associado com a nossa intuição e capacidades físicas como a clarividência. Permite também uma melhor visualização manifestação. Quando existe bloqueio neste chakra, coisas como o medo através da imaginação e sonhos em que ocorrem manifestações irracionais e visões. Os sintomas físicos de bloqueio neste chakra aparecem como dores de cabeça persistentes (especialmente na parte frontal da cabeça), insônia, ansiedade e depressão.
- Chakra da garganta
Cores associadas: azul claro
Partes do corpo associadas: glândula da tiróide e zona do queixo, pulmões, cordas vocais e trato digestivo.
Este chakra controla a criatividade mental e atividades comunicativas. Quando este está equilibrado nos falamos e ouvimos no espirito da verdade e também expressamos a raiva e outras emoções de uma forma construtiva. Quando este chakra está bloqueado prejudica a nossa capacidade em comunicar. Em complemento pode ocorrer negligência no que comemos e bebemos. Problemas de dentes, respiratórios e baixa autoestima são também consequências do desequilíbrio deste chakra. Algumas pessoas também sentem revolta hostilidade e ressentimento.
- Chakra do coração
Cores associadas: verde /cor de rosa
Partes do corpo associadas: glândula do timo, coração partes baixas dos pulmões, sistema circulatório, pele e mãos
Chakra do Coração é uma ponte entre os reinos físicos e espirituais e centro de bem-estar emocional. Quando este Chakra está totalmente desenvolvido é capaz de dar e receber amor incondicional, que se manifesta em compaixão. Desequilíbrio deste Chakra pode resultar na incapacidade de amar, medo, raiva, tristeza e sentir-se desligado o que pode levar a doenças cardíacas.
- Chakra do plexo solar
Cor associada: Amarelo
Partes do corpo associadas: pâncreas, fígado, trato digestivo, estômago, baço, vesícula biliar, do sistema nervoso autónomo.
Este Chakra está associado ao intelecto e é onde se encontra o nosso poder pessoal. Quando este Chakra está equilibrado, permite a transformação de nossas esperanças e aspirações (particularmente materialistas) em realidade. Há um senso de propósito com o equilíbrio deste Chakra. Quando há um desequilíbrio neste Chakra, pode resultar em insegurança sobre assuntos físicos e financeiros, bem como a necessidade de dominar os outros. Distúrbios digestivos estão associadas a este Chakra.
- Chakra do sacro
Cor associada: Laranja
Partes do Corpo associadas: gônadas, próstata, o sistema reprodutivo, baço, e bexiga
Quando equilibrado, este Chakra energiza nossas emoções, sexualidade e criatividade. Um chakra do sacro equilibrado faz uma pessoa se sentir vital e espontânea pronta para aproveitar o momento. Desequilíbrio neste Chakra pode resultar em indulgência em alimentos ou sexo, distúrbios reprodutivos e sentimentos de inveja e confusão.
- Chakra da Raiz / Base
Cor associada: Vermelho
Partes do corpo associadas: as glândulas supra-renais, rins, coluna vertebral, ossos da perna.
Este chakra enraiza-nos no mundo físico representado pela nossa existência física. Este Chakra equilibrado resulta num desejo saudável para requisitos básicos, tais como o calor, comida e abrigo. Quando este Chakra está desequilibrado, pode-se começar a sentir medo da vida, retirar-se da realidade física, sentir-se vitimizado, viver de forma altamente egoísta ou ser propenso à violência. Os sintomas físicos incluem problemas nos pés, pernas e região lombar.
Obrigado por ler este artigo e esperamos que o ajude, a melhorar a sua pratica, a manter sua fé e a sua crença no Reiki.
Namastê VidaLusa T.L.
T.L.Fonte: https://vidalusa.eu/