Muitos mestres Reiki consideram que os símbolos Reiki são sagrados e insistem que eles devem ser mantidos em segredo. Defendem que os símbolos só devem estar disponíveis para os sintonizados no segundo nível de Reiki.
Essa abordagem deve ser reconsiderada, pois é pouco racional, atendendo ao facto de que os símbolos já se encontram descritos em muitos livros e estão disponíveis na Internet.
Estão acessíveis a qualquer pessoa. Por isso quem defende que devem ser mantidos em segredo, demonstra estar desfasado da realidade, podendo colocar a sua própria credibilidade em causa, pois demonstra um alheamento da realidade.
Eficácia dos símbolos Reiki
Os símbolos Reiki e as informações que podem ser lidas sobre eles, são de pouco valor isoladamente. Em vários estudos e experiencias provou-se que os símbolos têm pouco ou nenhum uso se não forem usados por uma pessoa sintonizada no Reiki.
Utilidade dos símbolos Reiki
Os símbolos Reiki são como botões, quando você pressiona o botão inicia e direcciona a energia Reiki para uma determinada situação seja ela no presente ou passado, ou parte do corpo ou objecto. Os símbolos Reiki não são mais do que materializações escritas das capacidades que o sintonizado no Reiki possui em direccionar a energia para o bem maior de tudo e de todos, e onde é mais necessária. Eles simbolizam uma determinada intenção que ao serem estudados e usados, são úteis ferramentas para agilizar todo o processo de direccionamento ou concentração, da energia Reiki. Por isso, não são os símbolos que possuem a energia, eles somente representam uma formulação de intenções. O reikiano ao estudar cada um dos símbolos e o que eles representam, está a decorar e a agilizar processos mentais de formulação de intenções, por forma a que sejam esses direccionamentos mais rápidos e eficazes. Os símbolos são ajudas no processo para desencadear uma crença ou intenção que cada um deles representa. Os diferentes símbolos também conectam rapidamente o reikiano à força vital universal. Quando um Mestre de Reiki faz uma sintonização e mostra os símbolos de Reiki para um aluno, a forma do símbolo passa a ser automaticamente associada mentalmente pelo aluno, a uma formulação de uma intenção.Quando um praticante de Reiki desenha, pensa ou visualiza um símbolo, ele se conectará instantaneamente às energias que representa, não pelo suposto poder que alguns defendem que os símbolos têm, mas sim no processo mental que desencadeiam no reikiano.
Sintonização Reiki
Os três símbolos principais no Reiki
Hoje existem muitas derivações no Reiki, e algumas incorporaram seus próprios símbolos que representam intenções diferentes. No Reiki “tradicional” há três símbolos principais, dados durante o segundo nível do Reiki. Eles são: o símbolo de poder (Cho ku Rei), o símbolo Mental / Emocional (Sei He Ki) e o símbolo da distância (Hon Sha Ze Sho Nen).
A forma dos símbolos.
Os símbolos de Reiki são parcialmente baseados no sistema de escrita japonês, Kanji, que por sua vez é, e sempre foi uma escrita disponível a todos. Os símbolos devem ser desenhados ou visualizados como foram ensinados durante a sintonização do segundo nível do Reiki. À medida que mais e mais pessoas se sintonizam com o Reiki, existe uma forte probabilidade de haver um grande número de variações entre os símbolos ensinados por diferentes Mestres. No entanto isso não é realmente importante, pois não há um caminho 100% certo ou errado para desenhá-los. Os símbolos de Reiki dados a um estudante independentemente da forma que os desenhar, trabalharão da mesma forma, pois são somente auxiliares para o reikiano formular a sua intenção e a conectar-se e direccionar as energias metafísicas que representa.
Os símbolos devem ser secretos ou não?
Por tudo o que já foi escrito neste artigo, julgo não haver qualquer abono em querer criar um segredo em torno do Reiki, tal como se fosse uma elite ou sociedade secreta, querendo ocultar conhecimento dos não reikianos. Pois estaremos a ser completamente dominados pelo ego, ao querer reservar somente para os reikianos um suposto poder que os símbolos possuem, que no fundo como já foi dito não existe. Para além do mais qualquer reikiano deve reger-se por valores que incluam o amor incondicional por tudo e por todos, e para tal se é possuidor de qualquer conhecimento que seja, que eventualmente possa ajudar alguém, deve disponibiliza-lo a tudo e a todos. Essa atitude é a materialização do amor incondicional que nutre pelo próximo. O reikiano é por excelência um curador, que coloca o seu amor incondicional em tudo, sem esperar qualquer tipo de retorno material ou reconhecimento. Ora, nessa vertente, a ocultação dos símbolos também pode ser prejudicial para a credibilidade do Reiki. Pois para quem contacta com o Reiki pela primeira vez, e toma logo conhecimento de que existem símbolos secretos, fica com a impressão que existe uma reserva. Reserva essa que pode levar à suspeita que existem outros interesses, nomeadamente em manter uma exclusividade, com a finalidade da obtenção de contrapartidas financeiras e outras.
Por isso, para os que são contra a divulgação do símbolos, deveriam preocupar-se mais com a sua correta interpretação, e do seu significado e não no facto de serem tornados públicos. Deveriam preocupar-se em esclarecer que os mesmos só funcionam quando usados por sintonizados na energia Reiki. Certamente dessa forma iriam contribuir para a divulgação e compreensão do Reiki. Transmitindo uma imagem de uma terapia séria, transparente e com resultados comprovados.
Obrigado por ler este artigo e esperamos que o ajude, a melhorar a sua pratica, a manter sua fé e a sua crença no Reiki. Namastê VidaLusa T.L.
Fonte: https://vidalusa.eu/